Um dos principais impedimentos ao se lutar o Taekwondo, é a abertura de suas pernas, pois, isso limita seus chutes, e pode até acabar levando o seu golpe contra você mesmo, faz você perder o equilíbrio corporal e até mesmo pode provocar a queda, dando oportunidade para seu oponente ganhar pontos.
O que é abertura?
A abertura nas pernas, nada mais é do que adquirir flexibilidade muscular. Como assim? Flexibilidade muscular é quando suas fibras musculares são extendidas, dando mais mobilidade ao seu corpo, liberando também substância negativas, como exemplo o stress. Quando fazemos esse estimulo de esticar nossas fibras musculares, nosso corpo excreta de suas células toda substância ruim, o sangue é bombeado e fazemos um bem para a nossa saúde.
Logo, fazer alongamentos, é estimular também as fibras musculares, não apenas para aumentar a flexibilidade que é a abertura, mas, para estimular uma melhor consciencia corporal e como dito, renovar as substâncias do seu corpo.
Como prover abertura e melhorar a saúde?
Saiba, aquele mito de "Uma vez e sempre será assim" não existe. Se você quer ter uma boa abertura no Taekwondo, você deve praticar o que vamos ensinar todos os dias, portando, além do taekwondo, pense no bem corporal que você estará fazendo para a sua saúde.
Sugerimos praticar duas vezes ao dia, uma ao acordar, e outra ao dormir.
Ao acordar, é para o seu corpo alongar os músculos devido a compressão causada pela inércia do corpo durante o sono. Ao dormir, é para remover o stress do mesmo por causa do dia.
Pessoas leigas devem manter a posição por 30 a 35 segundos, pessoas medianas ou avançadas, podem manter a posição por 20 segundos.
- Alongue a coxa, coloque o pé para trás e levante o mesmo até que sua mão o segure pelas costas, puxe sua perna e mantenha o joelho alinhado com o chão. A mão deve ser do mesmo lado que a perna. (20 a 35 segundos).
- Alongue a parte de trás das coxa, com os pés juntos, inspire e solte os seus braços seus ombros e o seu corpo para baixo, fazendo com que sua mão encoste nos seus pés ou no chão, é importante que toda sua parte superior como seus braços, estejam relaxados. (20 a 35 segundos) Volte a posição inicial devagar.
- Alongue a virilha, fique na posição de borboleta, sente-se no chão e coloque uma sola do pé encostada com a outra. Abaixe o máximo que conseguir e seguro por (20 a 35 segundos).
- Alongue o quadriceps, sente no chão com as pernas esticadas, em seguida flexione uma perna e deixe a outra esticada, logo, passe o braço contrário a perna sobre a perna flexionada e gire o seu corpo, o outro braço será de apoio, você irá sentir todo gluteo e região. Segure por (20 a 35 segundos).
EmoticonEmoticon