Internacional Taekwondo Federation (ITF)
Primeira federação de Taekwondo construída pelo general Choi Hong Hi.
World Taekwondo Federation (WTF)
Criada depois que aa ITF foi migrada para o Canadá pelo governo da Coréia do Sul.
Songahm Taekwondo Federation (STF)
Criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983. Exige treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, treinamento com armas brancas, quebras de materiais e uma grande diferenciada para cada praticante. Nas aulas, além da luta competitiva, existem treinos de defesa pessoal para o dia a dia ou para combates, torções e imobilizações. Para os mestres, existe ainda a possibilidade de complemento dos conhecimentos com a aprendizagem do manuseamento de armas orientais. Dentre as armas treinadas no estilo, podem-se citar a catana, nunchaku, bastão (longo ou curto), tonfa (o popular cassetete), facas, kama, entre outras.
Jwa Wooyang Woo Taekwondo (JTF)
Criada pelo grão-mestre Clóvis Nunes Ribeiro em 1991.
- Grão-Mestre Clóvis Nunes Ribeiro, brasileiro, casado, policial militar (12º BPM) e instrutor de taekwondo JTF e Hapkido, de origem da cidade de Cachoeira do Sul/RS, mora atualmente na cidade de Balneário Camboriú/SC. Mestre em artes marciais, tendo experiência em diversos estilos, resolveu fundar um estilo rusto e moderno, que não sumisse a filosofia básica de toda a arte marcial. Começou no ano de 1991 na sua cidade natal a implantar em sua associação o taekwondo jwa woohyang woo.
- Fundada em 15 de Janeiro de 1993
- Registrada em Catório nº 3271, folha 159, livro A-15.
América Traditional Taekwondo Association (ATTA)
Feita Grão - Mestre Jee Ho Lee, coreano nacionalizado no EUA no ano de 1989, ensina um estilo de Taekwondo chamado Hangil, tendo como representante e Presidente o Mestre 8º Dan Agustin Garay Ramirez, na cidade de Lambaré- Paraguay. No Brasil, o praticante mais avançado é o Professor 5º Dan Manoel Izidoro Cesar Parode, na cidade de Florianópolis-SC e também na cidade de Santa Maria-RS com o Professor Faixa Preta 2º Dan Argel Parcianello. Isso está presente nos EUA, Paraguai, Argentina, Uruguai Com Professor Gabriel Garay, Itália com Professor 5º Dan Daniel Sanchez, França e Alemanha.
Para um praticamente se graduar, ele deve passar por um kup e, em seguida, em dans.
Cada kup corresponde a uma
faixa colorida que são divididas em 10 ou 9 k
ubs em ordem decrescente, quanto menor o kup, maior será o seu desenvolvimento técnico. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado:
BRANCA - Significa inocência, como um praticante novato que acabou de nascer e nada sabe do mundo, no caso sobre o Taekwondo.
AMARELA - Significa a luz do sol em uma planta que brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwondo está sendo construído.
VERDE - Significa o crescimento da planta, o desenvolvimento do seu pequeno tronco e fortaleza, enquanto as habilidades do Taekwondo estão se desenvolvendo.
AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwondo progride.
VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwondo. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.
Cada
dan' corresponde a graduação de
faixa preta que são divididas em 10 (dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de
taekwondo amarra na
cintura, por sobre o
dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
Podendo variar as cores de acordo com federações.
No estilo WTF e ITF, as os níveis de aprendizado são classificados por faixas coloridas, co-relacionadas a Gubs:
- Branca - 10º kup
- Branco e Amarelo- 9ºkup
- Amarelo - 8º kup
- Amarelo e Verde - 7º kup
- Verde - 6º kup
- Verde e Azul -5º kup
- Azul - 4º Gub
- Azul e Vermelho - 3º kup
- Vermelho - 2º kup
- Vermelho e Preta- 1º kup
- Preto - 1º Dan (graduações de faixas pretas vão do 1º ao 9º Dan.
As cores mencionadas acima não foram escolhidas por um sorteio.São baseadas nas tradições de sua cultura. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Outra nomenclatura é usada para o faixa-preta júnior com até quinze anos de idade, chamada de "poom", vai do momento em que pega a faixa-preta pela primeira vez e é trocada de ano em ano (começa no primeiro e vai até o terceiro), se o faixa-preta júnior chegar ao terceiro poom com doze anos (por exemplo) terá de esperar até aos quinze anos, para assim pegar o segundo dan e seguir como faixa-preta "normal". Só foram criados três níveis para isso já que é bem difícil de um taekwondista chegar na faixa preta aos doze anos e assim, como troca apenas de ano em ano, não fica com o terceiro poom por mais de um ano.
PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo
- É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.
A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
- A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc., até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.
Lutas e combates