Aprenda taekwondo é um manual para quem quer melhorar ou já sabe taekwondo. Você encontra técnicas para chutes, como fazer chutes de taekwondo, videos de taekwondo e cursos.
Atleta de Taekwondo da Marinha recebe homenagem da Câmara Municipal de Assu

Atleta de Taekwondo da Marinha recebe homenagem da Câmara Municipal de Assu



Atleta de Taekwondo da Marinha recebe homenagem da Câmara Municipal de Assu


Atleta da Marinha recebe homenagem da Câmara Municipal de Assu
No dia 24 de outubro, a Câmara Municipal de Assu, no Rio Grande do Norte, realizou sessão solene para homenagear os atletas de Taekwondo da cidade. Dentre os vinte selecionados estava o Terceiro-Sargento educação física Paulo Ricardo Souza de Melo.
O Sargento Paulo Ricardo ingressou na Marinha do Brasil em 29 de julho de 2016 e pertence ao seleto grupo de atletas do Programa Olímpico da Marinha, conquistando resultados expressivos em 2017:
  • Campeão Brasileiro, em Londrina;

  • Medalha de Ouro no Aberto da Argentina; e
  • Medalha de Ouro no World Taekwondo President’s Cup em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O atleta foi homenageado, também, por divulgar seu município nacional e internacionalmente.
Sargento Paulo Ricardo com a homenagem



Matéria retirada do site:
https://www.marinha.mil.br/noticias/atleta-de-taekwondo-da-marinha-recebe-homenagem-da-camara-municipal-de-assu

Seus filhos sabem taekwondo?



Seus filhos sabem Taekwondo?

Essa é a pergunta para você que é mestre de Taekwondo ou praticante, os seus filhos sabem Taekwondo?
Saber Taekwondo é algo trivial para prevenir problemas de obesidade e para o desenvolvimento de conhecimento corporal e outros benefícios para a saúde.

A nossa capa é para refletir que o seu filho não segue o que você diz e sim o que você faz, ele aprende com os olhos e os ouvidos apenas ajudam o seu aprendizado caso você dê instruções.

Como estimular seus filhos a lutar Taekwondo

Primeiro passo para estimular eles a lutarem:
  • Chame eles para praticar com você ou para apenas verem você realizando golpes.
  • Torne isso uma brincadeira e um momento de lazer entre pais e filhos.
  • Conte sempre história que envolvam o Taekwondo e no final você obteve algo bom, histórias marcam mais do que ordens, exemplo: Quando você quer que seu filho aprenda algo você sempre conta como é legal algo por experiência própria, como se estivesse apenas conversando, mas quando você quer que ele não realize algo, você pede para ele não fazer aquilo. Pense nisso.

Una Taekwondo com algo que eles gostem

Na sua história junte algo que seus filhos já gostam com o Taekwondo, exemplo: Seu filho gosta de história, conte a história do Taekwondo para ele ou mostre a mesma nesse blog.
Se sua filha gosta de bonecos, simule uma história com os bonecos/bonecas dela disputando um campeonato.
A vida é assim, é feita para se divertir.

Independente da idade, eles vão te agradecer, pois, sempre será algo bom para a vida.



Academia de taekwondo zona sul

Academia de taekwondo zona sul



Academia de taekwondo zona sul

Confira as academias de taekwondo zona sul, confira abaixo as mesmas:





Taekwondo em São Paulo

Taekwondo em São Paulo



Academias de taekwondo em são paulo:


Confira algumas academias para se praticar taekwondo em são paulo:

Como o taekwondo ajuda as familias

Como o taekwondo ajuda as familias

Como o taekwondo ajuda as familias




O recente Campeonato Paranaense de Taekwondo realizado em Maringá foi um dos mais competitivos das últimas 34 edições. Houve apresentação da equipe Ace Team da Coreia com demonstração de coreografias, saltos acrobáticos e quebramentos. Mas, os destaques foram as ponta-grossense Manuela Lavalle, de 7 anos, que faturou medalha de ouro no poomsae e prata na luta e Giovani Lavalle, de 6 anos, com o bronze no poomsae e prata na luta.
Manuela e Giovani são praticamente criados no tatame. O pai, Guilherme Lavalle, Iniciou na modalidade por volta de 1982. “Estava procurando uma arte marcial porque sofria bulling na escola por causa da diferença de idade e tamanho. Além disso, era fã de filmes de artes marciais da época. Então meu pai me levou na academia do então professor Arizoli Filgueiras, o introdutor do Taekwondo em Ponta Grossa, que depois ficou muito conhecido por todo o Paraná como Mestre Gaúcho. Pratiquei durante alguns anos, retornando várias vezes depois de adulto. Acabei me graduando faixa preta somente em 2015, motivado pelo objetivo de ter minha própria academia, onde meus filhos e amigos pudessem treinar dentro de um ambiente saudável e com treinos dirigidos a cada faixa etária”, contou Guilherme.



Sonho realizado
Hoje, Guilherme tem sua própria academia de Taekwondo, com atenção especial para crianças, pré-adolescentes e baby class, além dos adultos. O destaque da academia é mesmo a pequena Manuela Lavalle, faixa azul-escura. Ela conquistou o título Paranaense de poomsae, foi bronze na Copa Paraná do ano passado e tem inúmeros títulos locais. Outra atleta da academia, Kellen Gonçalves, conquistou o título paranaense na categoria luta faixa azul-escura em 2016. “É um sonho realizado. Nossa próxima competição é o Brasil Open de Londrina em outubro e nossa maior dificuldade é custear o transporte, alimentação e inscrições dos atletas”, disse o professor.




Divulgação
Giovani e Manuela Lavalle no Paranaense de Taekwondo, em Maringá.

Fonte: http://www.diariodoscampos.com.br/esportes/2017/06/taekwondo-em-familia-conquista-bons-resultados/2378879/




Alunos de taekwondo do M. Nascimento conquistam 11 medalhas


A equipe de taekwondo formada por alunos do Centro Esportivo e Recreativo M. Nascimento Jr encerrou com 11 medalhas a participação no Campeonato Litoral Open, disputado no último domingo (11), em São Vicente.
Foram oito ouros conquistados por Myckaell Melo, Alessandro Pereira, Ingridy Souza, Yasmin Souza, José Marques, Giovanna Cunha, Vitor da Cruz e Raquel Arruda. As pratas foram de Gustavo Pinheiro e Daniel Victor e o bronze de Arthur Reis.
Quer fazer taekwondo de graça? Saiba como !

Quer fazer taekwondo de graça? Saiba como !


A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) retoma as aulas de taekwondo e abre as inscrições para os interessados em participar das atividades que serão oferecidas duas vezes por semana, em cinco pontos diferentes da cidade. A modalidade é oferecida gratuitamente, mas as vagas são limitadas (o número disponível pode ser consultado diretamente nos Complexos Esportivos).
Este ano, o Taekwondo será ofertado no Complexo Esportivo Doutor Romão de Souza, no bairro da Colônia. As aulas serão às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, para crianças com idade entre 7 e 14 anos, e das 17h às 18h, para os maiores de 15 anos.
No Francisco Dal Santo, na Vila Rami, as aulas de taekwondo serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, para todos os interessados a partir de 7 anos. O taekwondo também chega ao Benedito de Lima, no bairro do Retiro, com aulas às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, para crianças com idade entre 7 e 14 anos, e das 18h às 19h, para a faixa etária a partir de 15 anos.
A modalidade também estará disponível no Complexo Esportivo Jardim Ângela, na Vila Aparecida. No local, as aulas acontecem das 15h às 16h, para todos os interessados a partir dos 7 anos. O Centro Comunitário do Jardim Tamoio também será contemplado com a novidade. Direcionadas para quem tem entre 11 e 17 anos, as aulas serão oferecidas as quartas e quintas-feiras, das 15h30 às 16h30.
A inscrição deve ser feita em um dos locais de realização das aulas. Os interessados podem tirar suas dúvidas na UGEL, por meio do telefone 4589-8981.


Fonte: http://tudo.com.vc/esporte/2017/06/07/quer-fazer-taekwondo-de-graca-saiba-como/

Taekwondo, luta, golpes, faixas e regras


Taekwondo "original: 태권도


AFI[tʰɛk͈wʌndo]" , também escrito tae kwon dotaekwon-do ou TKD, maneira de falar: Té quân dô, é uma arte marcial que criou um esporte de luta corporal. Hoje em dia, é uma luta difundida em todos os países. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "nascimento feroz", quando foi um início de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o evento foi incrementado ao programa olímpico oficial, juntando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000

História do taekwondo

As artes marciais iniciais da Coreia foram criadas com a fusão de estilos de lutas avançadas pelos três  reinos primários da Coréia. A luta mais difundida destas técnicas era Taekkyeon, uma das ramificações do Subak. Apesar de vasta a história das artes marciais, as artes marciais da Coréia sumirão e ficaram perdidas na obscuridade no final da Dinastia Joseon. A população coreana tornou-se muito centralizada e as artes marciais foram indesejadas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus governantes. Durante seu reino, Joseon construiu o seu domínio absoluto na Coreia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na civilização coreana, ajudou a implantar a cultura chinesa. No entanto, seu reino foi severamente prejudicado durante o final do Século XVI e início do Século XVII, quando as invasões pelos rivais vizinhos Japão e Dinastia Qing passaram a península Coreana, levando a um governo rigido e duro, cada vez mais duro e isolado, pelo qual a Coreia se tornou conhecido como o Reino Eremita. No entanto, o Taekkyeon continuou existindo até final do Século XIX.




Como o taekwondo nasceu

O taekwondo coreano surgiu como maneira de defesa depois dos conflitos e período de Ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), quando aconteceu a troca dos aspectos culturais. Foi neste período que o Taekkyeon ficou conhecido com um grande impulso e teve desenvolvimento e aperfeiçoamento expressivo, tornando-se um dos requisitos para ingressar na vida militar. Na época, os professores do taekwondo viajaram ao Japão, sendo ensinados artes marciais japonesas, enquanto outros foram enviados para a China e Manchúria para ensinarem o Taekwondo. Quando a invasão terminou em 1945, as escolas de artes marciais (Kwans) começaram a abrir na Coréia. Existem diferentes ramificações sobre as origens do Taekwondo. Alguns arqueologos acreditam que a luta nasceu inteiramente baseado no Karatê, pois possui quantidade de técnicas e posturas que são idênticas as do Karatê. Logo outros acreditam que foram baseados em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Subak, ou a união e centralização entre artes marciais coreanas e estrangeiras, formando um estilo melhor e mais forte: O Taekwondo.

Uniforme, dobok, faixas e requisitos para o taekwondo

Em campeonatos e disputas de taekwondo, os atletas devem utilizar equipamentos de proteção e segundo a tradição, com o objetivo de não ocorrer lesões graves em função dos golpes e reduzir o dano por eles causado. Os acess´rios de proteção servem para proteger a cabeça, o tpeito e as costelas, quadril e genital, pernas e braços e mãos. O uniforme usado, em sua maioria na cor branca de acordo com as regras da federação responsável, chama-se Dobok (Kimono).

O nome taekwondo

  • "Tae" (Dividir ou comprimir com o Pé e suas partes)
  • kwon ( Comprimir ou dividir com o pulso e a mão)
  • "Do" (Caminho da Sabedoria interior).

A palavra Taekwondo indica uma técnica de combate sem armas para defesa pessoal e ataque, envolvendo habilidades com as mãos e punhos, de chutes voadores, de reflexos e impedimentos de golpes com as mãos, braços ou pés, para impor a vitória ao oponente. Atualmente, o taekwondo tornou-se um esporte olímpico, e, em muitas academias, é ensinado o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com foco na sua velocidade. Mais precisamente 30% de golpes com o punho e 70% de chutes. Nos Estados Unidos, país cujo o Karatê era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por tempo longo, "erroneamente" chamado de "Karatê coreano". As artes da Coreia vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China. O taekwondo é bem mais que medalhas, vitórias, títulos, premiações ou promoções dadas aos vencedores de campeonatos. O taekwondo é o instrumento de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo, o Taekwondo foi uma necessidade de sobrevivência no passado.

Outros países

Taekwondo em Portugal começou em 1974 pelo Sporting Clube de Portugal, sendo nomeado  pela International Taekwondo Federation o Sensey Chung Sun Yong, possuindo 9º DAN, primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978, foram formados os dois primeiros Sensey's portugueses, Nelson Costa com o 7º Dan em exercício no Sporting Clube Portugal e que colocou o Taekwondo na região sul do Tejo de Portugal e António Diogo que foi viver nos EUA. Em 1980 foram feitos testes para as faixas pretas em que foram graduados alguns dos praticantes mais carismáticos do Taekwondo português entre eles Pedro Pereira, Alfredo Alcobaça, João Germano, João Loio, Fernando Loio, Rui Lacerda, Rui Moutinho. Daquela época até hoje foram formados em Portugal um número considerável de Professores de taekwondo. Portugal possui três participações em Jogos Olímpicos de Verão, Pedro Póvoa nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 (China), classificou-se em 7º lugar na categoria abaixo de 58 kgRui Bragança que participava da mesma categoria foi o primeiro português a ganhar uma luta de Taekwondo nos Jogos Olímpicos, infelizmente, a perdeu para o dominicano Luisito Pie por 4-1, classificando-se em 9º lugar nos Jogos Olimpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, Rui Bragança que em 2015 venceu os Jogos Europeus em Baku (Azerbeijão) na mesma categoria de peso. Hélder Gomes nos Jogos Surdolímpicos de Taipé (China2009, classificou-se em terceiro lugar conseguindo assim o bronze para Portugal.

Taekwondo no Brasil

No Brasil, em Agosto de 1970 em São Paulo,o grão-mestre Sang Min Cho, enviado pela International Taekwondo Federation, com a fundação da Academia Liberdade de Taekwondo. Mais tarde vieram os mestres: Sang In Kim, Kun Mo Bang, Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kyang, Sung Jang Hong, Yong Min Kim entre outros, também ficaram no Brasil, podendo ensinar um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em todo ranking de luta, atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma arte marcial muito praticada em vários locais do Brasil.

Federações de Taekwondo

Internacional Taekwondo Federation (ITF)

Primeira federação de Taekwondo  construída pelo general Choi Hong Hi.

World Taekwondo Federation (WTF)

Criada depois que aa ITF foi migrada para o Canadá pelo governo da Coréia do Sul.

Songahm Taekwondo Federation (STF)

Criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983. Exige treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, treinamento com armas brancas, quebras de materiais e uma grande diferenciada para cada praticante. Nas aulas, além da luta competitiva, existem treinos de defesa pessoal para o dia a dia ou para combates, torções e imobilizações. Para os mestres, existe ainda a possibilidade de complemento dos conhecimentos com a aprendizagem do manuseamento de armas orientais. Dentre as armas treinadas no estilo, podem-se citar a catana, nunchaku, bastão (longo ou curto), tonfa (o popular cassetete), facas, kama, entre outras.

Jwa Wooyang Woo Taekwondo (JTF)

Criada pelo grão-mestre Clóvis Nunes Ribeiro em 1991.
- Grão-Mestre Clóvis Nunes Ribeiro, brasileiro, casado, policial militar (12º BPM) e instrutor de taekwondo JTF e Hapkido, de origem da cidade de Cachoeira do Sul/RS, mora atualmente na cidade de Balneário Camboriú/SC. Mestre em artes marciais, tendo experiência em diversos estilos, resolveu fundar um estilo rusto e moderno, que não sumisse a filosofia básica de toda a arte marcial. Começou no ano de 1991 na sua cidade natal a implantar em sua associação o taekwondo jwa woohyang woo.
- Fundada em 15 de Janeiro de 1993
- Registrada em Catório nº 3271, folha 159, livro A-15.

América Traditional Taekwondo Association (ATTA)

Feita Grão - Mestre Jee Ho Lee, coreano nacionalizado no EUA no ano de 1989, ensina um estilo de Taekwondo chamado Hangil, tendo como representante e Presidente o Mestre 8º Dan Agustin Garay Ramirez, na cidade de Lambaré- Paraguay. No Brasil, o praticante mais avançado é o Professor 5º Dan Manoel Izidoro Cesar Parode, na cidade de Florianópolis-SC e também na cidade de Santa Maria-RS com o Professor Faixa Preta 2º Dan Argel Parcianello. Isso está presente nos EUA, Paraguai, Argentina, Uruguai Com Professor Gabriel Garay, Itália com Professor 5º Dan Daniel Sanchez, França e Alemanha.

Graduação no Taekwondo

Para um praticamente se graduar, ele deve passar por um kup e, em seguida, em dans.
Cada kup corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10 ou 9 kubs em ordem decrescente, quanto menor o kup, maior será o seu desenvolvimento técnico. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado:
BRANCA - Significa inocência, como um praticante novato que acabou de nascer e nada sabe do mundo, no caso sobre o Taekwondo.
AMARELA - Significa a luz do sol em uma planta que brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwondo está sendo construído.
VERDE - Significa o crescimento da planta, o desenvolvimento do seu pequeno tronco e fortaleza, enquanto as habilidades do Taekwondo estão se desenvolvendo.
AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwondo progride.
VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwondo. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.
Cada dan' corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 (dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
Podendo variar as cores de acordo com federações.
No estilo WTF e ITF, as os níveis de aprendizado são classificados por faixas coloridas, co-relacionadas a Gubs:
  • Branca - 10º kup
  • Branco e Amarelo- 9ºkup
  • Amarelo - 8º kup
  • Amarelo e Verde - 7º kup
  • Verde - 6º kup
  • Verde e Azul -5º kup
  • Azul - 4º Gub
  • Azul e Vermelho - 3º kup
  • Vermelho - 2º kup
  • Vermelho e Preta- 1º kup
  • Preto - 1º Dan (graduações de faixas pretas vão do 1º ao 9º Dan.
As cores mencionadas acima não foram escolhidas por um sorteio.São baseadas nas tradições de sua cultura. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Outra nomenclatura é usada para o faixa-preta júnior com até quinze anos de idade, chamada de "poom", vai do momento em que pega a faixa-preta pela primeira vez e é trocada de ano em ano (começa no primeiro e vai até o terceiro), se o faixa-preta júnior chegar ao terceiro poom com doze anos (por exemplo) terá de esperar até aos quinze anos, para assim pegar o segundo dan e seguir como faixa-preta "normal". Só foram criados três níveis para isso já que é bem difícil de um taekwondista chegar na faixa preta aos doze anos e assim, como troca apenas de ano em ano, não fica com o terceiro poom por mais de um ano.
PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo
  • É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.
A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
  • A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc., até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.

Lutas e combates

Para evitar a confusão na pontuação em lutas e combates no taekwondo, foi criado um sistema que conta os pontos quando encostado em alguma parte do corpo do adversário . Os combates oficias realizam-se em àreas de 8m x 8m, em três rounds de dois minutos com um minuto de pausa entre eles. Em caso de empate no final do 3º round, realiza-se um 4º round de dois até a vitória e perda.

  • 1 ponto por ataque válido ao colete com as mãos;
  • 2 ponto por ataque válido ao colete com os pés;
  • 3 pontos por ataque válido em chute rotativo ao colete com os pés;
  • 3 pontos por ataque válido à cabeça com os pés;
  • 4 pontos por ataque válido rotativo à cabeça com o pés;
  • 1 ponto por cada falta Gam-jeom cometida pelo adversário.
Sendo que os pontos rotativos têm de ser confirmados pelos Árbitros de canto. Para além do sistema de eletrônico, nos últimos jogos olímpicos também foi introduzido o sistema de visionamento de que pode ser pedido pelo treinador que acompanha o atleta para confirmar pontos ou outras ocorrências, sendo que no caso de a mesa não confirmar o pedido do treinador, este perde a possibilidade em  voltar a pedir o IVR.


Vitória no taekwondo

  1. Por nocaute(KO);
  2. O Árbitro para o combate (RSC);
  3. Resultado final (PTF);
  4. Margem de pontos (PTG): no final do segundo round ou a qualquer altura no round final;
  5. Morte Súbita (SDP);
  6. Superioridade (SUP);
  7. Desistência (WDR)
  8. Desqualificação (DSQ);
  9. Decisão punitiva do Árbitro central (PUN).

Peso no taekwondo

Para homens: Abaixo dos 58 kg / Abaixo dos 68 kg / Abaixo dos 80 kg / Acima dos 80 kg;
Para mulheres: Abaixo dos 49 kg/ Abaixo dos 57 kg / Abaixo dos 67 kg / Acima dos 67 kg.

Livros Aprenda Taekwondo - Iniciante a Mestre

Além de inteligência corporal e habilidades físicas, aprender taekwondo também exige muita leitura e pensamento, taekwondo não é apenas um esporte, corpo e mente estão juntos e sempre serão um só, se a mente está sã e boa, o corpo estará sã e bom para melhorar, se o corpo está ruim é impossível aprender algo, já tentou aprender quando está doente ou com uma baita gripe? Pois é..



Livros Aprenda Taekwondo
Taekwondo também é reflexão e leitura para a vida...


Com isso vamos citar alguns livros muito úteis e elogiados para ler, refletir, entender e melhorar suas técnicas, do iniciante até o profissional, pois, sempre há o que melhorar!

Livros para aprender e melhorar o Taekwondo



Taekwondo Tradicional

Autor Doug Cook
Os princípios e técnicas ilustrados neste livro, os quais passam de geração para geração há décadas, enfatizam uma filosofia essencial, rica em estratégia de defesa. Taekwondo é traduzido literalmente como “caminho do pé e da mão” ou “o modo (ou caminho) de esmagar com mãos e pés”. Essa nomenclatura descritiva implica um currículo vasto em autodefesa. No entanto, isso nem sempre ocorre. Em vista da popularidade atual das competições esportivas de artes marciais, muitas técnicas de valor defensivo foram retiradas ou ignoradas em troca de outras, favoráveis à vitória no ringue. Embora o ouro olímpico tenha sido muito importante no sentido de trazer destaque ao taekwondo, devemos nos lembrar de que essa arte marcial nativa da Coreia contém mais de 3.200 técnicas distintas de autodefesa. Este livro descreve em detalhes a história e a evolução do taekwondo, desde suas raízes antigas até as aplicações de suas técnicas em nossos dias. Nele também estão incluídos exercícios com o Ki, ou desenvolvimento da energia interna, prática de meditação e estratégias funcionais de autodefesa. O autor enfoca os aspectos tradicionais do taekwondo, em vez de apenas seu componente esportivo.

304 páginas
Editora Madras



Técnicas de Imobilização do Taekwondo

Autor Carlos Negrão
Este livro procura apresentar as técnicas de imobilização do taekwondo, a história dessa arte marcial e seus estilos, além de um histórico dos estilos do jujutsu japonês e do jiu-jítsu brasileiro. As técnicas ensinadas são ilustradas com fotos coloridas

240 páginas
Editora Prata







Taekwondo Fundamental

Autor Carlos Negrão
Veja neste livro todos os movimentos, chutes, socos, sequências de ataque e defesa, poomses e técnicas de combate utilizadas desde a faixa branca até a faixa anterior à preta, ou seja, do 10º ao 1º gub. Conheça toda a história do Taekwondo, suas origens milenares, seu nascimento e os laços culturais com seu país de origem, a Coreia. Saiba como esta arte marcial começou a ser praticada no Brasil, a história dos mestres pioneiros e o crescimento da modalidade no País. Descubra como e porque esta arte marcial se tornou um dos esportes mais praticados no planeta e passou a ocupar uma posição permanente nos Jogos Olímpicos. Esta obra foi cuidadosamente elaborada e enriquecida com centenas de fotos coloridas, para se tornar um livro indispensável para todos os praticantes e professores de Taekwondo

256 páginas
Editora Madras





Taekwondo Científico. Força, Coordenação e Velocidade

Pedro Sarmet António Veloso
“Pedro Sarmet, juntamente com o coautor António Veloso, esclarece os conceitos biomecânicos de extrema importância para o entendimento de como a velocidade em movimentos marciais se processa. Em sua revisão, propõe, de forma inovadora, um esquema em formato de fluxograma, pelo qual a velocidade dos movimentos balísticos é explicada pela interação entre os componentes de força explosiva e a coordenação. Essa nova visão é um “detalhe” capaz de modificar radicalmente a maneira de pensar de um treinador sobre a valência física tão almejada nas artes marciais, que é a velocidade. Como consequência dessa nova maneira de se pensar sobre a velocidade, para um leitor atento e atualizado, novas e eficientes soluções são criadas para maximizar o desempenho individualizado dos atletas, face às limitações que até então passavam despercebidas ou não mereciam destaque, uma vez que as inter-relações entre força, coordenação e velocidade não eram tão óbvias. De posse desta obra, os leitores estão diante de uma excelente oportunidade para se atualizar sobre conceitos biomecânicos importantíssimos e relativamente recentes, como a Taxa de Desenvolvimento de Força, Ciclo Muscular Alonga Encurta, Força Explosiva, Princípio do Contínuo Coordenativo, Cocontração Muscular e alguns conceitos neurofisiológicos importantes sobre contração muscular.” Alan do Carmo “Desde que o Pedro ficou responsável pela minha preparação física, com trabalho dedicado, porém não estressante, consegui elevar meu desempenho no Taekwondo para outro nível e torná-lo consistente em competições importantes. Tenho certeza que este e outros trabalhos seus, em conjunto com a ação de outros jovens treinadores e pesquisadores do taekwondo que estão silenciosamente dedicando-se à modalidade, em breve contribuirão para que o taekwondo brasileiro se torne uma grande potência internacional!” Jamila Tanna Atleta da seleção brasileira e militar (aeronáutica), Terceira colocada no campeonato mundial militar e vice-campeã sulamericana 
 “Como meu preparador físico e biomecânico, Dr. Pedro teve papel importante na maximização de meu desempenho específico, contribuindo para que eu tivesse sucesso em várias competições internacionais que disputei desde 2014. Nesta obra ele revela alguns de seus segredos!” Talita Djalma, Atleta da seleção brasileira de taekwondo e atleta militar (aeronáutica), Campeã sulamericana e de diversas competições internacionais abertas.

89 páginas
Editora Appris

Com estes livros de taekwondo você pode ir de iniciante a mestre, tirar suas dúvidas completas sobre a luta. O Taekwondo é uma ótima maneira de melhorar o corpo e a mente.



Taekwondo para Nerds

Jêrnimo Souza
Jerônimo de Souza treinava Hapkido em São Paulo com o Mestre Lee( coreano) . Em 1990, veio para Porto Alegre e queria continuar treinando hapkido. Procurou a Academia Te Bo Lee, em 1991, e começou a praticar o Taekwondo. Em 1995, conseguiu graduar- se faixa preta primeiro Dan, seu grande objetivo. Começou a dar aulas na Academia Te Bo Lee mas, anos depois, resolveu transferir- se para a Koryo Taekwondo Clube( Olzemir).

16 páginas
Diggiti Studio

Desejamos boas reflexões e boas leituras, qualquer questão, comente aqui!

Compartilhe esse post para incentivar o debate sobre o taekwondo!

Kategori

Kategori